CERTIFICAÇÃO

COMPLIANCE E ANTISSUBORNO

Compliance a cada dia se torna matéria obrigatória dentro das corporações. Esse movimento, recente no Brasil, segue o que é há tempos praticado na Europa e nos Estados Unidos. Há sim uma crescente preocupação com o zelo pela imagem e pela integridade a partir da adoção de medidas preventivas contra comportamentos antiéticos, fraudes e desrespeito às leis. A integridade não é só mais um discurso, é uma necessidade.

O que é certificação compliance?

É a comprovação de que a organização dispõe de processos de monitoramento de sua conduta ética e ambiental, sua responsabilidade social, sua imagem, etc.


A certificação compliance é voluntária?

Sim, porém em algumas licitações têm ocorrido como exigência para participação que as organizações interessadas apresentem seus mecanismos de garantia da integridade.


Quais são os benefícios internos da certificação compliance?

Atuar na prevenção de riscos, identificação antecipada de problemas, imagem positiva, conscientização dos funcionários e redução de custos, entre outros.


Existe algum benefício externo?

A Certificação Compliance contribui como comprovação de integridade quando a organização busca a melhoria de seu valor patrimonial através de recursos de terceiros – como empréstimos, financiamentos, aportes de capital por novos investidores, etc.


Certificação antissuborno – ISO 37001

A imagem de uma organização está diretamente vinculada à sua capacidade de realizar seus negócios de forma transparente, honesta e em conformidade com as leis, regulamentos e normas nacionais e internacionais. Implementar e certificar um Sistema de Gestão Antissuborno significa atuar na prevenção de possíveis desvios de conduta e detectar a existência da prática, criando uma cultura de compromisso da organização com a integridade.


A certificação antissuborno existe somente para grandes empresas?

A norma pode ser adaptada ao tamanho da sua organização – grande, pequena, média, pública, sem fins lucrativos, não governamental (ONG), etc.


A certificação acaba com a prática de suborno?

A certificação proporciona a melhora dos controles para o combate efetivo ao suborno e a redução do risco de ocorrência. Não é infalível, porém institui um processo de análise dos riscos de forma constante.


Qual o primeiro passo para que a organização tenha sucesso no combate ao suburno?

Para ser eficiente, é imprescindível que a alta direção esteja consciente e comprometida, e demonstre firmemente que as determinações adotadas não são simplesmente mais uma “comunicação interna”, mas diretrizes estabelecidas.


Quais as vantagens efetivas da certificação?

Demonstrar a existência de um programa de integridade com o objetivo de minimizar o risco de ocorrência de suborno, aumentando o grau de confiança entre as partes interessadas.


Quais outros aspectos positivos podem ser apontados?

Proporciona o compromisso dos colaboradores com a necessidade de atuarem, todos, dentro da lei. Nos casos de responsabilização pela prática de atos contra a administração pública, a organização dispõe de registros para demonstrar que atua na prevenção dessa prática.Sobre compliance e antissuborno, fale conosco. Você será atendido por um especialista da área.


Está com alguma dúvida?

Acesse nossa base de conhecimento