TUDO SOBRE

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS

O que é CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS?

Certificação é o resultado positivo de um processo de avaliação da conformidade. Em outras palavras, é o que acontece quando algo é avaliado e positivamente certificado com base em parâmetros estabelecidos em normas e regulamentos. Estes, por sua vez, agregam confiabilidade a partir da comprovação da qualidade.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA E CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA DE PRODUTOS?

Certificação compulsória é aquela regulamentada pelo governo brasileiro de forma a estabelecer os requisitos mínimos para: aprovação dos produtos; sua comercialização; sua fiscalização. Tudo a fim de assegurar a integridade e a proteção do consumidor final.


Ela é necessária para aqueles produtos que apresentam riscos à segurança do consumidor e ao meio ambiente ou quando seu desempenho possa trazer prejuízos econômicos à sociedade.


A certificação voluntária não possui regulamento oficial e é realizada com base nas informações do interessado. Enquadram-se, neste caso, as certificações de sistemas de gestão da qualidade (NBR ISO 9000) e gestão ambiental (NBR ISO 14000).


O Inmetro CERTIFICA PRODUTOS QUE LEVAM O SEU SELO?

Não. O Inmetro não certifica o produto. A certificação é feita por um organismo acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação.

Acreditação é uma palavra da língua portuguesa, de uso recente no Brasil. Assim, é fundamental entender que acreditação não é delegação de competência. Ao acreditar o organismo, com base em critérios internacionalmente aceitos, a CGCRE o reconhece tecnicamente competente para efetuar a avaliação da conformidade de um determinado produto.

Adicionalmente, cabe destacar que a certificação é o mecanismo de avaliação da conformidade mais praticado no Brasil, mas não é o único. Existem outras, como a declaração do fornecedor e a inspeção.


Está com alguma dúvida?

Acesse nossa base de conhecimento