Certificação de boas práticas de serviços de alimentação

Garantir que os alimentos manipulados fornecidos ao público em geral não provocam doenças transmissíveis (DTA) por conta de micróbios, parasitas ou substâncias toxicas é o grande desafio para restaurantes, cozinhas industriais, institucionais e escolares, cantinas, bufês, lanchonetes, padarias, bares, rotisseries, confeitarias, pastelarias,etc.

Também é responsabilidade dos Governos Federal, Estadual e Municipal, em suas áreas de competência, fornecer refeições para entidades públicas diariamente, como escolas, hospitais, presídios, restaurantes populares, entre outros, estando expostos aos riscos de contaminações.

A certificação das Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e Controles Operacionais Essenciais de Serviços de Alimentação, através de controles operacionais confiáveis e auditados periodicamente, trazem a confiança que as exigências contidas na legislação e norma estão sendo cumpridas integralmente.

A qualidade higiênico-sanitária dos alimentos é medida através da aplicação continuada dos seguintes controles operacionais:

  • Registro e controles dos procedimentos;
  • Análise dos indicadores de segurança de alimentos – limites críticos;
  • Ações corretivas em caso de desvios dos limites críticos;
  • Análise de adequação, avaliação e atualização do procedimento.
  • Maior Controle sobre Contaminantes: Reduz o risco de doenças transmitidas por alimentos;
  • Redução de Desperdícios: Otimiza o uso de matéria-prima e minimiza perdas;
  • Diminuição de Reclamações: Melhora a qualidade dos alimentos fornecidos;
  • Aumento de Rendimento: Melhora a eficiência operacional e reduz o tempo de produção;
  • Identificação Antecipada de Problemas: Ajuda a detectar e corrigir falhas nos processos antes que se tornem problemas maiores.

A certificação não substitui os registros exigidos pelos órgãos públicos, mas a adoção dos procedimentos estabelecidos na norma brasileira e o constante registro das atividades a partir das condições de higiene do pessoal envolvido na produção (unhas, cabelo, uniformes), EPI’s, transporte, armazenagem, planta de produção, aquisição, recebimento, controle de amostras etc., contribuem para mitigação dos riscos da disseminação de doenças transmissíveis.

A Certificação é realizada pelo CATA Certificadora – Organismo de Certificação de Serviços – OCS acreditado CGCRE/INMETRO.

Claudio Torelli

Posts mais recentes:

Instagram

O investimento para quem quer abrir uma microfranquia não é tão alto quanto das franquias tradicionais.

Pequenos empreendedores, que desejam iniciar seu próprio negócio, têm esta opção - e com as mesmas vantagens das redes maiores.

Os microfranqueados, da mesma maneira que os franqueados convencionais, recebem treinamento e suporte para abrir e administrar seu empreendimento.

Mas é muito importante salientar que as microfranquias têm deveres iguais aos das grandes franquias, portanto, o ideal é entender muito bem como tudo funciona, antes de decidir pela marca.

Caso você esteja pensando em entrar neste mercado, uma dica: certifique-se que a franqueadora é associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising).

E quando precisar de auditoria de redes de franquias, estamos totalmente à sua disposição.

💻 www.shor.by/grupocata
☎(11)‌ ‌2095-4949‌ ‌/‌ ‌2098-0317‌ ‌
📲(11)‌ ‌98966-4388‌ ‌/‌ ‌98957-8470‌‌
.‌ ‌ ‌
.‌ ‌ ‌
#redesdefranquias #franquias #microfranquias #microfranqueados #investidores #empreendedores #empreendedoras #mulheresempreendedoras #investimento #proprionegocio #negocioproprio #auditoriaderedesdelojas #auditoriaderedesdefranquias #treinamento #clienteoculto #consultoriadenegocios
#saopaulo‌ #tatuape
...

Desafios existem em qualquer empreendimento. Por esta razão, vamos citar alguns que todo proprietário de rede de franquias pode encarar.

Capacitação da equipe
Sem treinamento é improvável que uma franquia tenha sucesso. Pode ser que isto não seja um problema para 100% dos franqueados, mas ele existe e impacta diretamente nos resultados.

Comunicação integrada
As informações, muitas vezes, são passadas informalmente e sem muito planejamento, o que pode gerar confusão. Para que a comunicação seja efetiva e circule rápido é importante centralizá-la.

Qualidade e padronização
Caso sua rede de franquias não conte com uma empresa especializada em auditoria, consultoria e treinamento, certamente você terá dificuldade em manter a qualidade e a padronização, exigidas pelas franqueadoras.

Para terminar, lembre-se que há muitos outros desafios para quem administra uma rede de franquias e nós estamos aqui para te ajudar.

Conte com o CATA SOLUÇÕES.

☎(11)‌ ‌2095-4949‌ ‌/‌ ‌2098-0317‌ ‌
📲(11)‌ ‌98966-4388‌ ‌/‌ ‌98957-8470‌‌

💻 www.shor.by/grupocata
.‌ ‌ ‌
.‌ ‌ ‌
#catasolucoes #solucoesempresariais #rededefranquias #catasolucoesempresariais #treinamento #auditoria #consultoria #auditoriaderedesdefranquias #treinamentodeequipe #padronizacao #qualidade #franqueados #franqueadoras #franquias
#saopaulo‌ #tatuape
...

Em 2022, a portaria do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que regulamenta fabricantes e vendedores de brinquedos completa 30 anos.

Segundo a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), 90% dos fabricantes estão em conformidade com a regulamentação, portanto, produto seguro tem de ser o selo do Inmetro.

Durante estes 30 anos, foram realizadas diversas atualizações no regulamento para que a segurança fosse cada vez maior, mas o fato é que o dia das crianças está próximo e, por isso, pais e mães precisam estar atentos.

Obrigatoriamente brinquedos para crianças de até 14 anos devem ser certificados.

Fica aqui o alerta do CATA CERTIFICADORA.

💻 www.shor.by/grupocata
☎(11)‌ ‌2095-4949‌ ‌/‌ ‌2098-0317‌ ‌
📲(11)‌ ‌98966-4388‌ ‌/‌ ‌98957-8470‌‌
.‌ ‌ ‌
.‌ ‌ ‌
#diadascrianças #diadascriancas #brinquedos #certificacaodebrinquedos #certificacaodeprodutos #brinquedosseguros #brinquedosparacriancasdeaté14anos
#saopaulo‌ #tatuape
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.

Youtube CATA